»

sábado, 12 de janeiro de 2008

História de um esquiador de sucesso

Durante minha viagem para Bjouli no natal, tive a oportunidade de praticar Slalåm ski. Trata-se de uma modalidade praticada geralmente nas montanhas em que você desce fazendo curvas pelo caminho para controlar a velocidade.

Ao contrário do Cross-Country, você não precisa fazer força. A única coisa é administrar a velocidade e manter o equilíbrio, fazendo do Slalåm bem mais atrativo e divertido. E quando você chega lá em baixo, a única coisa que precisa fazer é pegar o elevator e começar de novo

No meu primeiro contato com Slalåm ski, tive vários problemas em fazer as curvas, muitas vezes adquirindo uma velocidade muito grande e consequentemente um tombo muito grande. Aliás não sei como ainda não quebrei nenhuma perna ou braço aqui, pelo tanto de tombos que tomo, não só esquiando mas na rua também com o gelo que é formado nas calçadas.


Mas nada que algumas dicas e ajuda do meu pai não resolvesse. Cheguei em Bjouli como um completo amador e saí como o melhor sanjoanense na modalidade! James Bond não é mais um desafio para mim!



Brincadeiras a parte, me sai muito bem mesmo. Ainda tivemos a sorte que no Rotary daqui tem um homem que trabalha no Hafjell, um centro de esqui em Øyer que é referencia na Noruega. Esse homem (que eu não me lembro o nome) cedeu a todos os intercambistas do Rotary o cartão que da direito a acesso durante toda a temporada. O preço desse cartão não sai por menos de NOK 3000,00 ou R$ 1000,00.

Terça, Quarta e Quinta são os dias que o Hafjell abre a noite, fazendo eu sair da escola, comer alguma coisa e ficar esquiando por algumas boas horas lá. Esquiar a noite é muito bom, pois as pistas são bastante iluminadas e não tem muita gente, deixando a neve bem suave e própria.

Slalåm esqui é sem duvida mas divertido e emocionante que Cross-Country, mas a prática é muito cara. Um par de esqui custar cerca de R$3000,00, mais equipamentos de segurança, como óculos e capacetes pode sair por R$5000,00. Sem contar que ao contrário do Cross-Country, os lugares para para Slalåm são privados e você certamente terá que pagar algum valor para poder frequenta-los, como em hafjell.