»

sábado, 29 de setembro de 2007

Dinamarca

Nos dias que estiver viajando, passo o controle do blog ao Maurício, um ex-intercambista na Dinamarca (país que faz fronteira marítima com a Noruega) e membro do ROTEX São Paulo.

Maurício, olha a responsa ein!! Escrever para um seleto grupo de leitores do Lauro na Noruega! Isso não é pra qualquer um não!

Poderíamos até mudar provisoriamente o nome para Maurício na Dinamarca!, mai iria dar mto trabalho...então como eu to sem a mínima vontade de fazer isso o nome continua o mesmo!

Maurício é com você!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Férias da batata

Escola boa é escola assim...com férias começando em outubro!

Semana que vem iremos ter a høstferien, uma espécie de férias que dura só uma semana.

Ela foi criada pq muito antigamente, as crianças faltavam da escola essa semana para ajudar os pais a colher as batatas nas fazendas. Isso não acontece mais, pois as crianças foram substítuidas por modernas e eficientes máquinas, mas a tradição continuou (para a alegria dos estudantes).

E eu aproveitando essa semaninha de folga, vou pegar o trem, juntos com as minhas irmãs rumo a capital Oslo. Ainda não sei se vai ser possível o rei me receber no palácio real, pois ninguem chama ele qnd eu ligo na recepção do palácio (povo mal educado...) mas de qualquer jeito irá ser uma semana muito divertida!

As fotos eu posto qnd voltar!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Foto do dia

Avós e prima

Ousadia

Noruega quer construir Cristo maior que do Rio

da redação Terra

A península escandinava quer levar um pouco do Rio para seus montes gelados. Para representar a Cidade Maravilhosa, nada melhor do que uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Inspirados pela eleição da estátua do Cristo Redentor, empresários de Kristiansand, cidade de 75 mil habitantes no sul da Noruega, empenha-se em construir um monumento à imagem e semelhança e ainda maior que o original, que tem 38 m.

O Cristo norueguês não terá o privilégio de observar Kristiansand do Corcovado, mas do alto de seus 50 m deverá repousar num charmoso monte arredondado à beira do Rio Otra, ao lado da ponte Varodd, uma das principais vias da região.

O maior defensor da idéia, o empresário Einar Ogrey Brandsdal, resgata a tradição católica local e a origem do nome da cidade - Kristiansand seria algo como "Terra Cristã" - para emplacar o cristo norueguês como atração turística e da fé. "Jesus tem sido uma parte natural da cultura local há centenas de anos", defende.

Assim como no Rio, na concepção de Brandsdal, a estátua tem de ficar em um lugar de destaque para oferecer inspiração todo o tempo. "Quando as pessoas dirigirem sobre a ponte terão uma sensação reconfortante ao ver a imagem", justificou em entrevista a um jornal local.

Brasil é referência
O Brasil também é um dos principais argumentos de Brandsdal. O empresário diz que a atração brasileira é uma das mais conhecidas do mundo e, por isso, atrai grande número de turistas.

O projeto de Brandsdal, apresentado nos jornais e televisões da Noruega, ainda não é unanimidade. Os governantes divergem sobre a construção da estátua. Mesmo assim, o empreendimento pode ser tocado com dinheiro privado, se o grupo de empresários envolvidos no planejamento do Cristo nórdico captar recursos para o projeto. Os católicos encabeçam o movimento.

De acordo com a Associação Escandinava do Rio, construir a estátua em Kristiansand seria uma boa opção, porque, além da tradição religiosa, a cidade é roteiro turístico da Noruega, por oferecer temperatura agradável para os padrões locais - entre 5 e 14 graus -, belezas naturais e fácil acesso à vizinha Dinamarca.

O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, afirma que o Cristo norueguês não ameaça o brasileiro. Segundo o secretário, é uma forma de homenagem ao Rio: "As pessoas vão querer sempre reproduzir uma maravilha do mundo".

Monumento inspirou cópias
Antes mesmo de alcançar o status de Nova Maravilha do Mundo, a estátua do Cristo Redentor já havia inspirado cópias pelo mundo. O boliviano "Cristo de la Concordia", em Cochabamba, é um deles. Anunciado como o mais alto do mundo em 2000 - seis metros maior do que o brasileiro -, pode perder o posto para o norueguês.
Confirmando a tradição católica das Américas, o "Cristo Blanco" fica em uma colina em Cusco, Peru, e tem proposta estética semelhante à do Rio, fato realçado pelos guias turísticos locais. Esse monumento, construído em 1987, tem formas suavizadas e iluminação noturna.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Boas vindas Reais ao Presidente Lula

A convite de Sua Majestade, o Rei Harald V, o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e sua esposa, Marisa Letícia da Silva, acabaram de fazer uma visita oficial à Noruega.



O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma visita oficial a Oslo, após ter visitado a Suécia e a Dinamarca. Na quinta-feira, 13 de setembro, a visita foi iniciada com uma recepção oficial na Praça do Palácio Real, onde o casal foi recebido com gritos de alegria de noruegueses e brasileiros que moram na Noruega - além de algumas manifestações de protesto contra a absolvição do Presidente do Senado, Renan Calheiros.

Na manhã de sexta feira, o Presidente compareceu à abertura de um seminário do meio empresarial, sobre energia e bio-combustível, no Hotel Radisson SAS, em Oslo. Antes da hora do almoço, ele já tinha visitado o Monumento Nacional na Fortaleza de Akershus junto com sua esposa e o Casal Real, e tinha encontrado com o Primeiro Ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, e o Presidente do Parlamento Norueguês, Torbjørn Jagland, além de ter participado de uma entrevista coletiva com a imprensa.

Durante a entrevista, o Presidente focalizou um assunto que estava no centro da atenção da imprensa norueguesa, desde que a ONU apresentou o relatório sobre as mudanças climáticas, em fevereiro de 2007: energia e, em particular, bio-combustível. Outros assuntos que estavam na agenda foram: as negociações da OMC (Rodada Doha) e os subsídios à agricultura norueguesa, turistas noruegueses que compram propriedades no Brasil e, em particular, a reforma da ONU. A razão era, segundo a imprensa norueguesa, que o Brasil vai pedir apoio da Noruega quando se candidatar como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU.

A visita oficial, mesmo sendo curta, foi caraterizada como bem-sucedida, tanto da a imprensa quanto das autoridades oficiais.