quinta-feira, 17 de maio de 2007
terça-feira, 15 de maio de 2007
Comemorando o dia nacional da Noruega
Todos os anos, no dia 17 de maio, noruegueses enchem as ruas de alegria e bandeiras na celebração da Constituição da Noruega adotada em 1814. Crianças em idade escolar, muitas das quais usando o traje típico nacional, marcham nos desfiles ao ritmo de tambores e estrondosos ”Salve 17 de maio” podem ser ouvidos durante todo o dia.
As celebrações de 17 de maio variam de lugar para lugar, mas normalmente seguem um padrão tradicional que transforma a data no ponto alto do ano para a maioria das crianças norueguesas. O foco principal é o desfile infantil, composto por turmas escolares marchando pela comunidade local, lideradas pela banda da escola. A maioria das crianças tem sua própria pequena bandeira da Noruega para acenar, e o trajeto é ladeado por espectadores entusiásticos. Após o desfile há jogos, brincadeiras e shows, e muito cachorro-quente e sorvete.
Traje
A maioria das pessoas usa sua melhor roupa de primavera, com a bandeira da Noruega ou a fita de 17 de maio presa na lapela. Está se tornando cada vez mais popular o uso do traje nacional – o bunad – nesta ocasião. O bunad varia de aparência conforme a região do país, e o espetáculo maravilhoso dos trajes típicos de vários locais do país é uma das razões deste dia representar verdadeiramente uma celebração da tradução e história da Noruega.
Comida
Maio é o mês em que a primavera está em seu ponto alto na Noruega, e isso influencia o cardápio escolhido para o dia. Enquanto cachorros-quentes e sorvetes são populares entre as crianças, outras comidas servidas com freqüência são carnes maturadas e salsichas e o tradicional mingau de creme talhado, e muitas pessoas fazem churrasco. Sobremesas e bolos também são imprescindíveis, e muitas escolas e famílias dão festas de café da manhã antes de iniciar o desfile.
A celebração russ – o fim de 13 anos de escola
O 17 de maio é também o dia em que estudantes do último ano da escola secundária celebram o fim de 13 anos de estudos, apesar deles ainda terem o exame final pela frente. Eles chamam um ao outro de russ e usam macacões coloridos, de acordo com sua área de estudo. A norma é o alto astral e as festas geralmente duram dias e noites. Eles têm seu próprio desfile com vans pintadas e ônibus decorados com slogans e piadas, e tocando música alta.
17 de maio fora da Noruega
Noruegueses e pessoas com raízes norueguesas que moram no exterior também comemoram o 17 de maio. Muitas igrejas dos marinheiros noruegueses, embaixadas, associações estudantis e outras instituições norueguesas organizam desfiles, recepções e festas de 17 de maio.
História
A Noruega adotou sua constituição em 1814, e é este evento que é celebrado no dia 17 de maio. O Storting, parlamento norueguês, teve a primeira celebração de 17 de maio em 1836, e daí em diante o dia 17 de maio foi considerado como a data nacional. Os primeiros desfiles infantis foram organizados em 1870. Desde 1906, a Família Real se reúne na varanda do Palácio Real em Oslo para acenar para as crianças que passam marchando.
Ministério Norueguês das Relações Exteriores
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 19:59