Quem me conhece de perto, sabe que eu sou um grande fã da Apple, desde que ganhei meu primeiro gadget da Maça, um iPod nano preto de 2 GB que hoje está sob as bençãos da minha mãe.
Em Londres, tive a oportunidade de visitar a Apple Store da Regent Street, uma travessa da famosa Oxford Street, onde comprei meu iPod Touch e desde então não parei de acompanhar tudo que envolve o nome da companhia.
Mas isso posso falar em outro post. O que quero falar hoje é sobre a Maça.
A Apple, liderada por Steve Jobs, se tornou nos dias atuais mais que uma marca, mas um estilo de vida.
Seus produtos são ecologicamente corretos, contando com várias aprovações do Greenpeace e outros orgãos.
Diferente das outras marcas, o design dos produtos externamente e tão importante quanto a funcionalidade. Tenho dois Apples aqui em casa e posso dizer que até hoje sinto prazer em manusear os aparelhos. Aquela sensação de criança no dia seguinte do natal é constante quando se tem um Apple em casa.
Os produtos são intuitivos e práticos, sem aqueles mil e um botões e luzes. Nem minha mãe encontrou maiores dificuldades para lidar com seu iPod! :P
Falando em computadores, a Apple tem uma parcela pequena no mercado por licenciar seu software apenas para as máquinas da Maça. Enquanto o Windows pode ser instalado desde um PC Positivo até um Sony Vaio, com peças vindas da China, Coreia, Taiwan, EUA, Alemanha e muitas outras partes do mundo, formando um verdadeiro Frankstein, os computadores da Maça são fabricados apenas pela Maçã, com o software (Mac OS X) feito pela Maçã. O resultado é estabilidade e qualidade, mas claro, pagando-se o preço por isso.
Enquanto é possível pagar até R$ 800 em PC convencional, um Apple não sai por menos que R$4000. A fórmula e simples: QUALIDADE + DESIGN + EXCLUSIVIDADE = MUITOS $$ ;)
O fator cool, (ou Steve Jobs, como alguns dizem) conta muito nos Macmaníacos. Esse fator é muito explorado nos famosos comerciais da Maça, que são um dos maiores sucessos no mercado publicitário americano na história!
Nos comerciais, um sujeito vestindo um terno sem graça, baixinho e gordinho dialoga com o "Mac", que é um cara bacana, descolado, simpático e moderno.
Não sou daqueles que dizem que o Windows é o mal do século e Bill Gates é o Anti-Cristo, mas acho que a Microsoft errou por não se importar onde seus softwares são instalados. E por isso é responsável pela fama que leva.
Fanatismo ou não, é fato que a Apple conquistou e está conquistando uma parcela grande e o mais importante, fiéis da sua marca. Steve Jobs conta com um poderoso exército ao seu favor!
iPod e iPhone
Além de contar com seus computadores, a Apple revolucionou o mercado musical e de telefonia movél. A pouco menos de oito anos, Steve Jobs introduzia no mercado o primeiro iPod ever, no QG da empresa, em Cupertino. O aparelho veio a ser o player portátil mais vendido do mundo, chegando a incrível marca de dezenas de milhões de unidades vendidas. Seriam os iPod's uma maneira de se ter um Apple sem se gastar com um Mac?
E para finalizar, falando no iPhone, a Apple entra nesse segmento de mercado grande e feroz já rumando a liderança. o iPhone (apesar de eu ter várias razões para não gostar dele) e com certeza o atual sonho de consumo da maioria de consumidores de eletrônicos do mundo todo. O celular serve para quase tudo e até mesmo (pasmem!) fazer ligações!
O grande barato é a tela sensível ao toque e o fator Apple. Tirando isso, não seria essa febre que está sendo.