»

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Momento Pop



Quem já teve o privilégio de ver meus albuns no Orkut ou até mesmo minhas montagens toscas à la Andy Warhol, sabe que eu sou um fã da Pop-Art.

Entre os meus nomes favoritos, o que encabeça a lista é com certeza o brasileiro Romero Britto, que faz de sua obra uma bagunça de cores, fazendo o observador sentir uma euforia momentânea e ao mesmo tempo uma paz com os temas "leves" abordados pelo autor.

Romero é um artista em que o Brasil deveria se orgulhar. Tanto pela sua qualidade, quanto originalidade e sensibilidade.
Seus quadros alegram as salas de pessoas nada mais nada menos que Madonna, Arnold Schwarzenegger e muitos outros artistas hollywoodianos.

Meu laptop à la Romero Britto

Na lista de artistas pop's não poderia deixar de citar o pai desse movimento, Andy Warhol que disse a seguinte frase "No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos".

Durando muito mais que quinze minutos, a fama de Warhol se estende até os dias de hoje, sua obra é a mais conhecida da pop art e serve de referência para os artistas de hoje.

"Warhol foi uma das pessoas mais chatas que já conheci, pois era do tipo que não tinha nada a dizer. Sua obra também não me toca. Ele até produziu coisas relevantes no começo dos anos 60. Mas, no geral, não tenho dúvidas de que é a reputação mais ridiculamente superestimada do século XX."
Robert Hughes, crítico de arte, antigo cronista da revista Time

Para finalizar o post, não posso deixar de citar Roy Lichtenstein, que usando as cores azul marinho, amarelo, vermelho e branco, contornados por um forte preto criou um estilo único nesse vasto universo. O irônico é que Roy usava a cultura de massa para criticar a cultura de massa, como por exemplo valorizando os clichês das histórias em quadrinhos



Sua obra o tornou, como Andy Warhol, um dos maiores nomes da Pop-Art.



Para quem quiser passar um tempo no Photoshop e ter seus quinze minutos de fama, aí vai um tutorial bem bacana que ensina você a ter um "legítimo" Andy com a sua foto.

15 minutos de fama com Andy Warhol