»

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Uma Maça bem gostosa

Quem me conhece de perto, sabe que eu sou um grande fã da Apple, desde que ganhei meu primeiro gadget da Maça, um iPod nano preto de 2 GB que hoje está sob as bençãos da minha mãe.

Em Londres, tive a oportunidade de visitar a Apple Store da Regent Street, uma travessa da famosa Oxford Street, onde comprei meu iPod Touch e desde então não parei de acompanhar tudo que envolve o nome da companhia.


Famosa Apple Store em NY na Quinta avenida

A loja é fantástica e espelha muito bem o estilo que a marca representa. Bonita, moderna, prática e funcional.

Mas isso posso falar em outro post. O que quero falar hoje é sobre a Maça.

A Apple, liderada por Steve Jobs, se tornou nos dias atuais mais que uma marca, mas um estilo de vida.

O executivo mais influente do mundo, segundo a revista Forbes

Seus produtos são ecologicamente corretos, contando com várias aprovações do Greenpeace e outros orgãos.

Diferente das outras marcas, o design dos produtos externamente e tão importante quanto a funcionalidade. Tenho dois Apples aqui em casa e posso dizer que até hoje sinto prazer em manusear os aparelhos. Aquela sensação de criança no dia seguinte do natal é constante quando se tem um Apple em casa.

Os produtos são intuitivos e práticos, sem aqueles mil e um botões e luzes. Nem minha mãe encontrou maiores dificuldades para lidar com seu iPod! :P

Microsoft vs. Apple - qual você prefere?

Falando em computadores, a Apple tem uma parcela pequena no mercado por licenciar seu software apenas para as máquinas da Maça. Enquanto o Windows pode ser instalado desde um PC Positivo até um Sony Vaio, com peças vindas da China, Coreia, Taiwan, EUA, Alemanha e muitas outras partes do mundo, formando um verdadeiro Frankstein, os computadores da Maça são fabricados apenas pela Maçã, com o software (Mac OS X) feito pela Maçã. O resultado é estabilidade e qualidade, mas claro, pagando-se o preço por isso.


Mac OS

Enquanto é possível pagar até R$ 800 em PC convencional, um Apple não sai por menos que R$4000. A fórmula e simples: QUALIDADE + DESIGN + EXCLUSIVIDADE = MUITOS $$ ;)


O fator cool, (ou Steve Jobs, como alguns dizem) conta muito nos Macmaníacos. Esse fator é muito explorado nos famosos comerciais da Maça, que são um dos maiores sucessos no mercado publicitário americano na história!

Nos comerciais, um sujeito vestindo um terno sem graça, baixinho e gordinho dialoga com o "Mac", que é um cara bacana, descolado, simpático e moderno.





Não sou daqueles que dizem que o Windows é o mal do século e Bill Gates é o Anti-Cristo, mas acho que a Microsoft errou por não se importar onde seus softwares são instalados. E por isso é responsável pela fama que leva.

Fanatismo ou não, é fato que a Apple conquistou e está conquistando uma parcela grande e o mais importante, fiéis da sua marca. Steve Jobs conta com um poderoso exército ao seu favor!

Design Apple - Minimalista e elegante, fundamental para sua base de clientes

iPod e iPhone
Além de contar com seus computadores, a Apple revolucionou o mercado musical e de telefonia movél. A pouco menos de oito anos, Steve Jobs introduzia no mercado o primeiro iPod ever, no QG da empresa, em Cupertino. O aparelho veio a ser o player portátil mais vendido do mundo, chegando a incrível marca de dezenas de milhões de unidades vendidas. Seriam os iPod's uma maneira de se ter um Apple sem se gastar com um Mac?


E para finalizar, falando no iPhone, a Apple entra nesse segmento de mercado grande e feroz já rumando a liderança. o iPhone (apesar de eu ter várias razões para não gostar dele) e com certeza o atual sonho de consumo da maioria de consumidores de eletrônicos do mundo todo. O celular serve para quase tudo e até mesmo (pasmem!) fazer ligações!

O grande barato é a tela sensível ao toque e o fator Apple. Tirando isso, não seria essa febre que está sendo.