»

sexta-feira, 28 de março de 2008

GP da Noruega

Ocorreu nessa semana, em Oslo, a última etapa do primeiro Campeonato Mundial de Corrida de Submarinos. A competição, que reuniu oficiais de todo o mundo, teve quatro provas realizadas antes da final. Duas delas vencidas pelo sueco Gunnar Friedrikson e outras duas pelo alemão Lothar Ssuschke.

O GP da Noruega foi marcado pela chegada emocionante, com o alemão chegando apenas 2 segundos atrás de Gunnar, que sagrou-se campeão.

***

Confira comigo no replay...


Haja Coração!!!

quinta-feira, 27 de março de 2008

Fim de temporada

Com a chegada da privavera, a temporada de esqui em Hafjell está com os dias contados.

A estação de esqui já não abre a noite, desde a páscoa, para "economizar" a pouca neve que ainda resta. Esqui agora só durante o dia.

Abaixo segue um vídeo que meu terceiro e último "pai" norueguês, Ståle, que por sinal mudo para a casa dele na próxima terça-feira, gravou em meados de fevereiro.

terça-feira, 25 de março de 2008

Terráqueos

ASSISTA ESSE FILME ATÉ O FINAL SE VOCÊ TIVER CORAGEM.
DEPOIS PARE E REFLITA SOBRE SUAS ATITUDES E PENSAMENTOS.


Terráqueos - Clique e assista.

Divulgue

segunda-feira, 24 de março de 2008

Competições

Duas semanas atrás meu irmão Magnus foi participar da famosa corrida Birkebeiner, na modalidade esqui cross-country.

Como já falei em um post anterior, Birkebeiner se trata de uma competição em três modalidades, esqui, bicicleta e corrida e é a mais tradicional da Noruega e a maior na modalidade de ciclismo pelas montanhas.

A prova de esqui acontece em Março, enquanto as de bicicleta e corrida acontecem durante o verão.

Participantes do mundo todo, mais de 10.000 chegam na Noruega para completar no menor tempo possível o percurso entre Rena e Lillehammer, com cerca de 54 km.

A corrida foi criada quando o rei da Noruega, em guerra com a Suécia, designou um soldado para fugir com seu filho e herdeiro do trono recem-nascido, Håkon Håkonsson, para escapar da morte nas mãos dos inimigos suecos.

Até hoje, para seguir a tradição, todos os concorrentes precisam carregar consigo uma mochila de no mínimo 3,5 kg para simular o peso do filho do rei.

Mas o mais incrível na corrida dessa ano, foi a bandeira brasileira hasteada entre as bandeiras das nações representadas na corrida. Ou seja, tinha um brasileiro (que não era eu) competindo!



GULLHAUGRENNNET

Uma semana depois, chegou a minha vez de entrar para os anais da história do esqui Norueguês.

Uma competição organizada por um grupo de senhores, a maioria aposentados, todo ano desde 1948 foi a minha chance de deixar o amadorismo de lado e entrar de vez no seleto clube dos profissionais.


Tudo bem que não foi uma competição muito séria, apenas 2 km e que na minha classe todos podiam participar, sem restrições de idade e sexo. Mas mesmo assim, eu completei a prova e recebi um diploma para testemunhar a façanha. E ainda para finalizar dei entrevista no pódio. Todos queriam saber sobre "o brasileiro que veio para participar da sexagésima e última Gullhaugrennet"!


Última porque o clube dos aposentados não tem mais dinheiro e disposição para organizar as corridas mais, e sem membros jovens na associação, fica difícil dar continuidade ao projeto.

O prêmio, escolhido entre inúmeras bugigangas doadas entre os competidores, dispostas em uma mesa, foi uma minuatura de trem que era quase (eu disse quase) a coisa mais parecida com um prêmio entre as opções.

domingo, 23 de março de 2008

Kjelk

E o festival de vídeos não para!

Assista agora eu dirigindo um Kjelk, uma espécie de carrinho de rolimã feito para a neve.

A pista faz parte do complexo construído para os jogos olímpicos de 1994 em Lillehammer




Troca de guarda

Vídeo feito por mim em frente ao palácio real durante a troca de guardas em Oslo.

Acidente

Assistindo a Copa do mundo de esqui alpino em Kvittfjell algumas semanas atrás, presenciamos de muito perto um acidente bem grave.


A competição se trata de uma das etapas da copa do mundo de Slalom, onde os competidores de todo mundo descem as íngremes ladeiras numa velocidade incrívelmente alta.


E algumas vezes acidentes acontecem. E quando acontecem, podem ter certeza que alguma coisa grave aconteceu.

Foi o caso do competidor Matthias Lanzinger, da Aústria, que perdeu o equilíbrio, bateu em uma das marcas que indicam o rumo da pista, caiu, e desceu a ladeira com os esqui de mais de 2 metros presos nos pés. Resultado: uma perna amputada dois dias depois.

Skype: o salvador das contas de telefone altas

Serviço de utilidade pública no Lauro na Noruega.

Uma dica para vcs, que moram ou não em outro país, e utilizam o telefone com frequência ou não querem usar o telefone dos outros para fazer ligações internacionais.

O Skype é a resposta. Um tempo depois de chegar aqui na Noruega, coloquei algum crédito na minha conta. Estreante, confesso que fiquei com um pouco de receio de o programa não ser aquela maravilha que todos falavam. Ledo engano.

O Skype cumpre o que promete. Excelente qualidade de som e preço muito baixo. Claro que o usuário precisa ter disponível uma conexão banda larga.

O único defeito encontrado por mim, foi um leve atraso no som, mas nada que não foi resolvido fechando os outros programas, como MSN e players de música.

E para quem tem o Skype instalado no computador, as conversar se tornam gratuitas.
Basta as duas pessoas estiverem online com o Skype ligado e pronto! Fácil, bom e grátis! Para quem tiver um computador bem avançado, é possível utilizar a Webcam. Não recomendo a utilização da câmera de vídeo para quem tiver um computador médio, pois a imagem e o som podem perder a qualidade, dificultado a conversa.

Outra vantagem é a possibilidade de mais de duas pessoas participarem da conversa. Um exemplo:

Minha mãe mora na Inglaterra e meu pai mora no Brasil. Eu aqui na Noruega posso ligar para os dois ao mesmo tempo e nós três participarmos da conversa, como se fosse uma teleconferência. Incrível, não?

Fim de semana passada meus pais estavam em São Paulo com minhas irmãs norueguesas no Brasil. Liguei para eles no celular, conversamos por cerca de 15 minutos e gastei pouco mais de € 2, cerca de R$ 6. Uma tarifa muito inferior de qualquer companhia de telefone para ligações internacionais de celular.

Então para vc, que tem uma conexão banda larga, um computador razoável, um microfone e precisa se comunicar a longa distancia, tanto em ligações internacionais ou nacionais de longa distância, o Skype pode ser o seu salvador contra as altas contas de telefone!

Para quem ainda não conheçe e gostaria de conhecer o programa, ai vai o site: www.skype.com

(Só falta eu não receber uma verba de propaganda depois desse post!)

Neve inimiga

Lauro na Noruega Studios orgulhosamente apresenta um filme da série: Neve Inimiga (pause a música para ver o vídeo)



Moral da história: Nunca faça guerra de neve contra noruegueses. Eles são experts no assunto.


A volta dos que não foram

É, o "amanhã" previsto no post anterior demorou um pouco mais que o planejado.

Mas agora tudo está resolvido, uma semana relaxando nas férias de Páscoa me deu vontade e tempo para voltar a escrever aqui.

Senhoras e senhores, o Lauro na Noruega está de volta!