»

segunda-feira, 24 de março de 2008

Competições

Duas semanas atrás meu irmão Magnus foi participar da famosa corrida Birkebeiner, na modalidade esqui cross-country.

Como já falei em um post anterior, Birkebeiner se trata de uma competição em três modalidades, esqui, bicicleta e corrida e é a mais tradicional da Noruega e a maior na modalidade de ciclismo pelas montanhas.

A prova de esqui acontece em Março, enquanto as de bicicleta e corrida acontecem durante o verão.

Participantes do mundo todo, mais de 10.000 chegam na Noruega para completar no menor tempo possível o percurso entre Rena e Lillehammer, com cerca de 54 km.

A corrida foi criada quando o rei da Noruega, em guerra com a Suécia, designou um soldado para fugir com seu filho e herdeiro do trono recem-nascido, Håkon Håkonsson, para escapar da morte nas mãos dos inimigos suecos.

Até hoje, para seguir a tradição, todos os concorrentes precisam carregar consigo uma mochila de no mínimo 3,5 kg para simular o peso do filho do rei.

Mas o mais incrível na corrida dessa ano, foi a bandeira brasileira hasteada entre as bandeiras das nações representadas na corrida. Ou seja, tinha um brasileiro (que não era eu) competindo!



GULLHAUGRENNNET

Uma semana depois, chegou a minha vez de entrar para os anais da história do esqui Norueguês.

Uma competição organizada por um grupo de senhores, a maioria aposentados, todo ano desde 1948 foi a minha chance de deixar o amadorismo de lado e entrar de vez no seleto clube dos profissionais.


Tudo bem que não foi uma competição muito séria, apenas 2 km e que na minha classe todos podiam participar, sem restrições de idade e sexo. Mas mesmo assim, eu completei a prova e recebi um diploma para testemunhar a façanha. E ainda para finalizar dei entrevista no pódio. Todos queriam saber sobre "o brasileiro que veio para participar da sexagésima e última Gullhaugrennet"!


Última porque o clube dos aposentados não tem mais dinheiro e disposição para organizar as corridas mais, e sem membros jovens na associação, fica difícil dar continuidade ao projeto.

O prêmio, escolhido entre inúmeras bugigangas doadas entre os competidores, dispostas em uma mesa, foi uma minuatura de trem que era quase (eu disse quase) a coisa mais parecida com um prêmio entre as opções.