»

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ousadia

Noruega quer construir Cristo maior que do Rio

da redação Terra

A península escandinava quer levar um pouco do Rio para seus montes gelados. Para representar a Cidade Maravilhosa, nada melhor do que uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Inspirados pela eleição da estátua do Cristo Redentor, empresários de Kristiansand, cidade de 75 mil habitantes no sul da Noruega, empenha-se em construir um monumento à imagem e semelhança e ainda maior que o original, que tem 38 m.

O Cristo norueguês não terá o privilégio de observar Kristiansand do Corcovado, mas do alto de seus 50 m deverá repousar num charmoso monte arredondado à beira do Rio Otra, ao lado da ponte Varodd, uma das principais vias da região.

O maior defensor da idéia, o empresário Einar Ogrey Brandsdal, resgata a tradição católica local e a origem do nome da cidade - Kristiansand seria algo como "Terra Cristã" - para emplacar o cristo norueguês como atração turística e da fé. "Jesus tem sido uma parte natural da cultura local há centenas de anos", defende.

Assim como no Rio, na concepção de Brandsdal, a estátua tem de ficar em um lugar de destaque para oferecer inspiração todo o tempo. "Quando as pessoas dirigirem sobre a ponte terão uma sensação reconfortante ao ver a imagem", justificou em entrevista a um jornal local.

Brasil é referência
O Brasil também é um dos principais argumentos de Brandsdal. O empresário diz que a atração brasileira é uma das mais conhecidas do mundo e, por isso, atrai grande número de turistas.

O projeto de Brandsdal, apresentado nos jornais e televisões da Noruega, ainda não é unanimidade. Os governantes divergem sobre a construção da estátua. Mesmo assim, o empreendimento pode ser tocado com dinheiro privado, se o grupo de empresários envolvidos no planejamento do Cristo nórdico captar recursos para o projeto. Os católicos encabeçam o movimento.

De acordo com a Associação Escandinava do Rio, construir a estátua em Kristiansand seria uma boa opção, porque, além da tradição religiosa, a cidade é roteiro turístico da Noruega, por oferecer temperatura agradável para os padrões locais - entre 5 e 14 graus -, belezas naturais e fácil acesso à vizinha Dinamarca.

O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, afirma que o Cristo norueguês não ameaça o brasileiro. Segundo o secretário, é uma forma de homenagem ao Rio: "As pessoas vão querer sempre reproduzir uma maravilha do mundo".

Monumento inspirou cópias
Antes mesmo de alcançar o status de Nova Maravilha do Mundo, a estátua do Cristo Redentor já havia inspirado cópias pelo mundo. O boliviano "Cristo de la Concordia", em Cochabamba, é um deles. Anunciado como o mais alto do mundo em 2000 - seis metros maior do que o brasileiro -, pode perder o posto para o norueguês.
Confirmando a tradição católica das Américas, o "Cristo Blanco" fica em uma colina em Cusco, Peru, e tem proposta estética semelhante à do Rio, fato realçado pelos guias turísticos locais. Esse monumento, construído em 1987, tem formas suavizadas e iluminação noturna.