»

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Um almoço dinamarquês...almoço?

Antes de qualquer coisa, quero dizer que não está sendo muito fácil para mim postar no blog por causa das provas da faculdade.Mas não imagino que muitas pessoas acessem o blog do tão impopular Lauro.Haha!brincadeira

Mas vou falar um pouco da história da minha chegada.
Eu sai do Brasil à tarde e chegaria na Dinamarca às 9 da manhã. Aquela correria no aeroporto francês (por que no mapa tudo parecia tão perto e menos confuso?), e para me ajudar mais, a balconista (do balcão de informações) só me respondia em francês (mesmo eu perguntando em inglês). E por sorte, dois brasileiros estavam lá e me guiaram até o ponto do ônibus que deveria pegar (e tive que correr, pois o ônibus estava de saída e faltavam 20 minutos para o avião decolar).
Normalmente na recepção dos intercambistas, as pessoas estão com placas e é a maior festa. Quando eu cheguei, meu conselheiro e a mulher dele estavam naquele aeroporto vazio de Billund (perto da Legolândia), olharam para minha cara, e no mesmo instante me reconheceram (difícil encontrar um brasileiro que tem cara de japonês em um aeroporto tão pouco movimentado).
Eu saí como qualquer intercambista, vendo o pouco de neve e já se sentindo realizado, falando feito um doido (contando do Brasil, de como eram as coisas lá, sem eles ao menos perguntarem). E chegando na cidade onde eu estudaria (e futuramente moraria), meu conselheiro foi falando tudo o que tinha... e eu até pensei :"Nossa,que cidade grande.Vou me perder aqui". Bom, uma cidade de 9 mil habitantes foi meio fácil de conhecer depois de uma semana morando lá (e que facilmente consegue se ver tudo em 1 hora de carro).
Meu conselheiro se divertia falando os nomes das ruas que pareciam a coisa mais estranha do mundo... Markeledet,Bakkedraget,Fjord Alle,....como eu aprenderia essa língua?!?!?!
Mas então cheguei para o almoço.Eu estava morrendo de fome (não comia desde a janta 'farta' do avião) e aquele almoço veio a calhar.
Meu conselheiro tira pedaços de pão e coloca em uma cesta. Haviam 3 tipos de pães, presunto, queijo, manteiga, e mais alguma coisa que não me lembro, e o patê de fígado de boi. Pensei eu: "Hmm!Entrada!Que chique!!".
Comi duas fatias (com garfo e faca), esperando que o prato principal chegasse à mesa. Meu conselheiro perguntou se eu queria mais pão, e eu falei que não (esperando um arroz,uma batata,o que fosse!Algo tipico de almoço). Ele retirou as coisas da mesa e saiu.E eu fiquei com fome.


Curiosidade do dia: Falando em patê de porco, a criação de suínos na Dinamarca é muito extensa. De tão extensa que é, há mais porcos do que dinamarqueses nas terras vikings. E aí me lembro daquele livro "Animal Farm" de George Orwell ...