»

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Neve, Vikings e Fiordes

Depois de alguns dias sem internet em casa, retomo os posts do blog!

Duas semanas atrás estivemos na conferencia distrital do Rotary, que foi realizada em um hotel bem bacana chamado FEFOR, cerca de 100 km ao norte de Lillehammer.

O Hotel faz parte do roteiro HISTORIC HOTELS OF EUROPE, por ser uma construção bem antiga e estar localizado na região de Peer Gynt.

Peer Gynt é uma peça de teatro escrita por Henrik Ibsen, o mais famoso dramaturgo e escritor norueguês. Essa peça é famosa mundialmente e pode ser encontrado mais detalhes clicando aqui.
Durante o dia tivemos a apresentação dos intercambistas e a noite o banquete do governador.

Dentre os convidados estava o KONGSMANN, o representante do rei no condado (a Noruega é dividida em condados e não estados), por isso o protocolo foi seguido a risca. Primeiro o brinde ao rei e depois o hino nacional "Ja, vi elsker dette landet"



Kristiansund



Fim de semana passado estivemos em Kristiansund, uma cidade portuária na costa leste, cerca de 600 km de Lillehammer para o encontro do intercambista de toda a Noruega.

Lá encontramos todos os intercambistas do Rotary que estão na Noruega. São 29 ao total, de diversas partes do mundo, sendo 6 brasileiros.


Chegamos sexta-feira a noite e fomos direto para uma pizzaria chamada La Mamma. A pizza daqui nem se compara com a brasileira. É boa, mas não chega aos pés da de muzarella do Tekinfin!

No sábado passamos o dia numa fazenda chamada Viken Gård, onde tivemos atividades vikings. Encerramos o dia com cordeiro feito em um buraco na terra e assado com pedras na brasa e batatas. Assim que os vikings preparavam as refeições quando estavam em batalhas, muitos séculos atrás.






No domingo fizemos um tour pela região. Fomos a igrejas medievais, túneis que passam por baixo do mar e uma ponte muito curiosa, que liga diversas ilhas na região. Essa ponte, dependendo do ângulo de visão, parece que não vai dar em lugar nenhum, ou melhor, parece que os carros vão cair no mar.




Na volta, no domingo, passamos por vários fiordes, inclusive o Geirangerfjorde, um dos mais famosos da Noruega e patrimônio da humanidade pela UNESCO.