»

sábado, 12 de julho de 2008

Cheguei de viagem!

Depois de três semanas longe do blog aqui estou eu novamente para atualizar essa tribuna de nobres leitores.

O bacalhau já assou e saiu do forno quentinho!

VIAGEM DE AVIÃO:
No caminho para Bodø, foi inacreditável ver o tanto de neve que ainda tem na Noruega em pleno Junho (verão aqui) no topo das montanhas. Teve período que o avião voou durante 20 minutos sobre um oceano branco lá em baixo.

BODØ:Lá em Bodø moramos com um casal rotariano muito simpático, em que a esposa é nepalesa e o marido morou em Portugal durante um período e fala um português de Portugal com sotaque norueguês. Bem engraçado!

LOFOTEN VEGG:
Já no navio, era possível avistar a Lofoten vegg (parede de Lofoten). Uma cadeia de montanhas altíssimas com neve no topo e muito extensa em que os turistas ingleses descreveram como SPECTACULAR! (com sotaque bem carregado)


LOFOTEN:

Vilas que tem como base da economia a pesca (principalmente o bacalhau), praias do estilo caribenhas em pleno norte da Escandinávia, montanhas que brotam do meio do mar são algum dos atrativos do arquipélago. No caminho de volta, folhando uma revista da National Geographic no navio vim a descobrir que Lofoten consta como um dos 100 destinos que todo mundo devia visitar antes de morrer.

MAGIC ICE:

Em Svolvær, principal cidade de Lofoten, fomos no Magic Ice, um museu de esculturas de gelo. E no final, um brinde no bar gelado. Lá a única coisa que não é de gelo são as garrafas de vidro.

TEMPO:

Totalmente ínstavel. Só faltou nevar nos dias que eu estava lá.

SOUVENIER:

Eu na Noruega vim a descobrir o quanto eu adoro gastar dinheiro comprando bugigangas que só turista compra. Loja de souvenier é uma tentação para mim. Só não sei se vai ter espaço suficiente na mala quanto eu viajar de volta.

PRAIA:
Uma coisa que geralmente não são muitos no mundo que fizeram: Pegar uma prainha em pleno Mar Ártico. Enquanto Ragnar e Ståle se protegiam do forte vento com luvas e gorros, lá estava eu de bermuda curtindo a maresia! Depois disso, qualquer praia no mundo é como uma jacuzzi borbulhando de fervura.

HURTIGRUTA:

Hurtigruta é um famoso navio que faz viageen de Bergen até Kirkenes, passando pelos Fiordes até na fronteira com a Rússia, com partidas diárias ao longo de toda a costa norueguesa. O navio é cheio de aposentados, na maioria alemães. Fizemos apenas um trecho da viagem, de Stamsund até Kristiansund e, por isso, não alugamos uma cabine. Nós "acampamos" no salão do navio por quase dois dias. O único problema é que não era permitido dormir no salão. Mas nada que um par de óculos escuros durante a noite não resolvesse!

CÍRCULO POLAR ÁRTICO:

Cruzei e ainda ganhei um diploma assinado pela marinha norueguesa atestando o feito. Tudo isso feito na Festa de passagem do círculo polar no navio, onde o comandante entrega os diplomas, fazendo a alegria dos turistas (incluindo eu)!

SOL DA MEIA NOITE:

Deixamos Lofoten sem ver o sol da meia-noite porque o tempo não colaborou. Se a esperança é a última que morre, nesse caso ela já estava decomposta. Mas em alto mar, no navio, plutselig (palavra norueguesa que significa derrepente e eu acho que soa tão engraçado), o céu se abriu de uma forma milagrosa (não levem tão a sério os adjetivos que escrevo aqui) e lá estava o sol, brilhando majestoso as 23h55 da noite. SPECTACULAR!

KRISTIANSUND E ANGVIK:

Chegamos em Kristiansund e fomos para Angvik, onde meu pai tem uma casa de verão e lá ficamos por duas semanas, onde pesquei bacalhau (sim, novamente!), tomei sol (estou tão bronzeado como se estivesse em Copacabana), andei de Ski Aquático (agora posso falar que já provei todos os tipos de esquis existentes), dirigi a lancha da família, nadei no Fjord e muitas outras coisas. It's Summertime!

GEIRANGERFJORD:

O ponto alto da viagem foi na Quarta-feita quando fomos para o Fjord Geiranger, meu lugar favorito na Noruega. O lugar é de tanta beleza que quando você chega lá, não tem vontade (e não consegue) falar nada. Apenas admirar a paisagem e pensar o tanto que você é sortudo de estar naquele lugar e vivenciar tudo aquilo!

KAROLINE:

Karol, minha irmã que esteve no Brasil durante um ano, em Teresina está de volta na Noruega e ontem tivemos uma festa de Boas-Vindas para ela. Falando bom português, com sotaque do nordeste, essa norueguesa é kjempesøt!
Tendo como exemplo outros intercambistas aqui em Lillehammer, só posso agradecer as famílias que convivi aqui na Noruega. Sem dúvida amigos que irei ter para sempre. Nesses últimos dias aqui todos querem estar comigo, organizando coisas para mim, me dando presentes e ameaçando de dar um sumiço no meu passaporte! Aquele papo de que europeu é frio e sem sentimentos é pura lorota aqui na Noruega! Não quero ver quando chegar a hora de ir embora!