»

quinta-feira, 22 de maio de 2008

17 de maio

Antes de falar da minha viagem pela Europa, que não será possível em apenas um post (para terem uma idéias cerca de 1100 fotos foram tiradas e um disco rígido externo foi preciso ser comprado por questões de segurança e espaço), vou falar do tão celebrado 17 de maio, o dia nacional.

Trata-se, segundo os noruegueses, “ da coisa mais parecida com o carnaval brasileiro que eles podem ter”.


Pois bem, o carnaval noruegues é celebrado de terno e gravata. Para os mais apegados a tradição, o bunad é a roupa do dia. Bunad é a vestimenta típica do país e tem o modelo variado dependendo da região que você nasceu. Fui pesquisar o preço para levar um para o Brasil, como lembrança e tive uma surpresa. Você não compra um bunad por no mínimo R$ 5000. A facada se deve ao fato da roupa ser confeccionada manualmente e por conter grande quantidade de prata, nas fivelas e botões (especialmente no das mulheres).


Diferentes tipos de Bunad

Em Oslo, a família real fica na varanda acenando e distribuindo sorrisos para as crianças e jovens que passam em frente do palácio real nos chamados “tog”, que traduzindo ao pé da letra significa trem. O “trem” é a mesma coisa que uma procissão de pessoas, trajando ternos ou bunads, munidos com bandeirinhas ou algum outro ornamento com as cores nacionais, vermelho, azul e branco.


Como não estive em Oslo, participei do Tog aqui em Øyer, onde meu irmão tocou na fanfarra e minha irmã carregou uma das bandeiras.

Uma coisa interessante, é que nesse dia não há desfiles militares, com a presença do exercito ou whatever. É um dia especialmente para os civis.

Acabando em Øyer, pegamos o carro e fomos para Lillehammer para ver o Russetog.

Trata-se do desfile dos Russ’s, os formandos do colegial que fazem do mês de maio um mês de muitas festas e bebedeiras, todas restritas a apenas Russ. Pessoas mais novas ou mais velhas não são permitidas. Apenas Russ.

Os Russ’s usam roupas vermelhas (há também russ preto e azul, mas não são tão populares quanto os vermelhos) e adoram passar trotes em todos na escola. Ficar encharcado por uma bexiga d’agua que voou do telhado direto para sua cabeça não é muito dificil de acontecer.

Típico Russ

Eles também compram uma perua vermelha, geralmente em sociedade, com ajuda de vários patrocínios que ostentam orgulhosos em seus carros para apenas um mês de uso. Vários concursos premiam o carro mais original ou mais bem decorado da escola.

E no 17 de maio eles tem um desfile com todos esses carros e seus respectivos donos. Muitos Russ’s desfilam bêbados ou com garrafas de destilados nas mãos.