sábado, 23 de fevereiro de 2008
Norwegian wood
Tem musica nova no pedaço!
Resolvi trocar a música antiga por uma nova.
Na verdade não é tão nova. Trata-se de uma composição dos Beatles de 1965 chamada Norwegian Wood (Floresta Norueguêsa). A música foi composta para o álbum Rubber Soul.
Uma curiosidade é que ela foi a primeira música pop gravada com instrumentos indianos.
Abaixo segue a letra:
I once had a girl,
Or should I say
She once had me.
She showed me her room,
Isn’t it good?
Norwegian wood.
She asked my to stay and she told me to sit anywhere,
So I looked around and I noticed there wasn’t a chair.
I sat on a rug
Biding my time,
Drinking her wine.
We talked until two,
And then she said,
‘It’s time for bed’.
She told me she worked in the morning and started to laugh,
I told her I didn’t, and crawled off to sleep in the bath.
And when I awoke
I was alone,
This bird has flown,
So I lit a fire,
Isn’t it good?
Norwegian wood.
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 13:07
Kosovo
Lillehammer é uma cidade ativa na Noruega e na Europa.
Depois das Olimpíadas, a cidade ganhou destaque e voz no cenário Europeu e Mundial, sendo palco para diversos eventos esportivos e políticos.
E com a Independência de Kosovo, não podia ser diferente.
Andando pela rua principal hoje pela manhã, me deparo com uma manifestação de Sérvios morando na Noruega contra a independência do pequeno "país" na região dos Balcãs.
O protesto se deve porque o governo Norueguês aprovou e apoiou a declaração de independência, feita no domingo passado.


Como se diz no Brasil, não se pode agradar a Deus e ao diabo ao mesmo tempo!
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 11:23
Muy amigos!
Semana passada fiz uma palestra no Rotary Club em Ringebu.
Entre as várias perguntas no final da apresentação, a que mais atenção dos membros foi quando um senhor me questionou se Lula era "amigo" de Fidel Castro, que acabára de renunciar a presidência de Cuba, na Terça-Feira.
A resposta foi simples:
Quem consegue ser, ao mesmo tempo, amigo de Bush, Putin e Chávez e daquele louco presidente do Irã, não tem muitos problemas em fazer amizades.
Brasileiro é um povo simpático mesmo, né não?!
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 10:46
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Ok, ok…atendendo a pedidos (do meu pai e da minha mãe) eu resolvi por a preguiça de lado e vir atualizar o blog.
Nesse momento que vos escrevo, estou na minha aula de história. Se não fosse o computador com internet, a aula estaria bem chata.
Amanha tenho uma apresentação em Power Point sobre o Brasil em um Rotary de uma cidade vizinha. Falo de futebol, carnaval, corrupção, Amazônia, São Paulo e outras coisas relacionadas ao Brasil. O ponto máximo é no final, onde encerro a apresentação com um vídeo de Frank Sinatra e Tom Jobim cantando Garota de Ipanema. Sensacional!
Mas o que eu mais gosto dessas reuniões é o tratamento especial dado para mim. Assentos reservados como a escrita BRASIL, pedidos para fotos oficiais com o presidente do clube e todos querendo conversar comigo sobre o Brasil me fazem sentir um verdadeira estrela de hollywood! Logo logo vou começar a exigir um camarim com água mineral dos fiordes e frutas frescas das montanhas.
Falando em Trondheim, devo ir para lá nas férias de inverno passar uma semana. Como Ellen não tem férias de inverno, eu vou ficar por minha conta na cidade. Trondheim que me aguarde!
Com a chegada das férias de inverno, a maioria das pessoas viajam para os países mediterrâneos. França, Ilhas Canárias, Itália, Espanha, Grécia, Egito são um dos destinos mais procurados. Não é nada mal passar uma semaninha em uma praia no sul da França ou em uma ilha na Grécia!
Uma coisa curiosa aqui é na época de inverno, as meninas norueguesas pintarem o cabelo de preto ou marrom. Até um ano atrás eu diria que isso era impossível, mas acreditem, é possível elas melhorem e muito a aparência com a nova tonalidade. Loira de olho verde aqui tem mais que pimenta em comida de baiano (essa e outras expressões batutas vc só encontra no lauronanoruega.com!). Aqui, ser cool é ter cabelo escuro!
Com o fim do horário de verão no Brasil, a diferença com a Noruega volta a ser de quatro horas.
Para manter os leitores dessa tribuna sempre bem informados sobre os assuntos nórdicos e europeus, reproduzo aqui as manchetes dos principais tablóides noruegueses de hoje:
AFTENPOSTEN: Familiefar sovnet: Kjørte av veien
DAGBLADET: «En relativt rolig natt i Danmark»
Muito interessante não é mesmo?
Pois bem meus caros leitores, minha paciência e vontade de escrever está se esgotando, e tambem estamos quase no intervalo, então isso é tudo por hoje e nos vemos amanhã!
Boa segunda-feira para todos!
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 06:58
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Sai de baixo
Hoje é dia de esquiar!
Terça, Quarta e Quinta são os dias que o Hafjell abre durante a noite. E eu, que não perco tempo, pego o ônibus direto para Øyer para passar algumas horas descendo as pelas pistas do clube de Ski com alguns amigos!
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 06:16
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
Eurocopa de Handball
Lillehammer é a sede da Eurocopa de Handball Masculino esse ano.
Domingo passado fomos ao ginásio olímpico Håkons Hall para assistir a partida Noruega x Islândia
Com uma torcida dessas, ganhamos fácil!
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 08:19
domingo, 13 de janeiro de 2008
Hotel de Gelo
Ontem fui conhecer o Hunderfossen Vinterpark, um parque com atividades relacionados ao inverno e ao folclore norueguês.

Mas a maior atração é sem dúvida o hotel construído totalmente de gelo, o Ishotel.
Por fora, ele parece uma montanha gigante de neve, sem forma definida. Mas por dentro, a coisa muda. Recepção, bar e a até uma capela formam o super organizado e bem dividido interior da construção. No bar, você pode desfrutar uma bebida em um copo de gelo puro, em uma mesa de gelo puro.




Os quartos são decorados dependendo do seu patrocinador. Restaurantes, loterias, marcas de roupas e o Hafejll Alpinesenter são um dos principais patrocinadores.
A temperatura no interior do hotel é mais quente que no seu exterior, ficando na casa dos cerca de -1°C.


Para quem quiser experimentar uma noite no hotel de gelo, terá que que desembolsar uma quantia de R$1000,00 por noite, mas só em Fevereiro, pois as vagas para Janeiro já estão esgotadas.
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 11:03
sábado, 12 de janeiro de 2008
História de um esquiador de sucesso
Durante minha viagem para Bjouli no natal, tive a oportunidade de praticar Slalåm ski. Trata-se de uma modalidade praticada geralmente nas montanhas em que você desce fazendo curvas pelo caminho para controlar a velocidade.
Ao contrário do Cross-Country, você não precisa fazer força. A única coisa é administrar a velocidade e manter o equilíbrio, fazendo do Slalåm bem mais atrativo e divertido. E quando você chega lá em baixo, a única coisa que precisa fazer é pegar o elevator e começar de novo
No meu primeiro contato com Slalåm ski, tive vários problemas em fazer as curvas, muitas vezes adquirindo uma velocidade muito grande e consequentemente um tombo muito grande. Aliás não sei como ainda não quebrei nenhuma perna ou braço aqui, pelo tanto de tombos que tomo, não só esquiando mas na rua também com o gelo que é formado nas calçadas.
Mas nada que algumas dicas e ajuda do meu pai não resolvesse. Cheguei em Bjouli como um completo amador e saí como o melhor sanjoanense na modalidade! James Bond não é mais um desafio para mim!
Brincadeiras a parte, me sai muito bem mesmo. Ainda tivemos a sorte que no Rotary daqui tem um homem que trabalha no Hafjell, um centro de esqui em Øyer que é referencia na Noruega. Esse homem (que eu não me lembro o nome) cedeu a todos os intercambistas do Rotary o cartão que da direito a acesso durante toda a temporada. O preço desse cartão não sai por menos de NOK 3000,00 ou R$ 1000,00.
Terça, Quarta e Quinta são os dias que o Hafjell abre a noite, fazendo eu sair da escola, comer alguma coisa e ficar esquiando por algumas boas horas lá. Esquiar a noite é muito bom, pois as pistas são bastante iluminadas e não tem muita gente, deixando a neve bem suave e própria.
Slalåm esqui é sem duvida mas divertido e emocionante que Cross-Country, mas a prática é muito cara. Um par de esqui custar cerca de R$3000,00, mais equipamentos de segurança, como óculos e capacetes pode sair por R$5000,00. Sem contar que ao contrário do Cross-Country, os lugares para para Slalåm são privados e você certamente terá que pagar algum valor para poder frequenta-los, como em hafjell.
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 12:42
Desabafo de um esquiador frustrado
Minha primeira experiência com esqui aqui na Noruega foi no final de dezembro, em Sjusjøen, como postei o vídeo aqui no blog.
A modalidade praticada naquele dia com meu então pai Ragnar, foi o Cross-Country ski, também conhecido com esqui clássico. Nesse tipo de esqui, você trabalha com quase todos os músculos do corpo, principalmente com os braços, pois é de lá que sai a força para dar impulso é você se deslocar para frente. Quinze minutos de Cross-Country é o suficiente para você dar entrada em algum hospital por exaustão.
Nas pistas há um tipo de canaleta, um para cada pé, para "facilitar" o percurso e para você "não" se preocupar em tomar o rumo errado dentro da pista. No vídeo, por se tratar de uma competição profissional, eles não usam as canaletas, mas elas podem serem vistas, no chão ao lado direito.
O problema é quando, em algum trecho, por alguma razão, estas canaletas não existem, fazendo você perder totalmente a estabilidade e o rumo que está tomando.
Se por acaso, você inclina seu corpo para um dos lados, seu pé fica preso nessas canaletas, pois sua função é exatamente impedir que os esquis saiam para os lados, aumentando em 99% sua chance de levar um tombo. Os esquis de Cross-Country são muito longos, chegando a quase 2 metros de comprimento, tentar andar normalmente com eles nos pés é uma tarefa impossível.
Quando nos deparamos com uma descida e com curvas ao mesmo, tempos que levantar nossos pé, tira-los da canaleta, brecar e virar ao mesmo tempo, tudo isso em velocidade de descida. Resultado: um belo de um tombo no final da ladeira e algumas marcas roxas pelo corpo.
O Cross-Country é uma modalidade recomendada para quem deseja adquirir balanço e resistência física. Mas definitivamente não recomendada para brasileiros amadores em esqui!
Postado com muita preguiça por Lauro Borges Filho às 11:52






